Brasil sofra apagão atingindo 25 estados e o Distrito Federal.

Noticias

O apagão teve impacto em áreas de 25 estados e no Distrito Federal, com a única exceção de Roraima, que não faz parte do sistema interligado. As autoridades governamentais estão atualmente investigando as causas do incidente e relataram que as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste tiveram sua normalização concluída até às 10h22.

Em comunicado divulgado na manhã de terça-feira, 15 de agosto, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) comunicou que o apagão elétrico que impactou 25 dos 26 estados brasileiros, juntamente com o Distrito Federal, foi resultado de uma “ação controlada”, ou seja, uma intervenção deliberada, realizada com o intuito de conter a propagação do problema na rede elétrica.

Até o horário de 12h30, conforme informações divulgadas pelo Ministério de Minas e Energia:

  • A normalização do fornecimento de energia já havia sido concluída nas áreas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste;
  • 41% da carga de energia havia sido restabelecida na região Norte;
  • 85% da carga de energia havia sido retomada no Nordeste.

De acordo com as explicações fornecidas pelo órgão, uma “ocorrência” às 8h31 resultou em uma “separação elétrica” dentro do sistema interligado.

O ONS declarou: “Houve uma interrupção de pelo menos 16 mil MW de energia. A interrupção nas regiões Sul e Sudeste foi um procedimento deliberado para evitar a propagação da ocorrência.”

De acordo com o mesmo órgão, dos 16 mil megawatts (MW) que foram interrompidos, cerca de 13,5 mil MW já haviam sido recompostos até 12h25.

Conforme apurado pelo G1, somente Roraima não experimentou falta de energia nesta manhã em todo o país, devido à sua desconexão do Sistema Interligado Nacional.

O Ministério de Minas e Energia também emitiu um comunicado no qual reafirmou as informações fornecidas pelo ONS, e informou que o ministro Alexandre Silveira ordenou o estabelecimento de uma “sala de situação” para monitorar a situação.

É relevante mencionar que Silveira se encontra em Assunção, no Paraguai, acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na posse do novo presidente paraguaio, Santiago Peña. O Brasil e o Paraguai compartilham a gestão da usina hidrelétrica de Itaipu, localizada na fronteira entre ambos os países.

Segue abaixo as notas mais recentes emitidas pelo governo:

Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS): “Uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) resultou na interrupção de 16 mil MW em todas as regiões do país. Até 12h25, 55% da carga da região Norte e 81% da região Nordeste (13.500 MW) já haviam sido restabelecidos. O fornecimento de energia foi normalizado nas regiões Sul e Sudeste, assim como em todas as capitais do Nordeste.”

“O ONS confirma que, às 8h31 do dia 15 de agosto, ocorreu uma situação que levou à separação elétrica das regiões Norte e Nordeste em relação às regiões Sul e Sudeste, resultando na abertura das interligações entre essas regiões. Houve uma interrupção de energia de pelo menos 16 mil MW. A interrupção deliberada nas regiões Sul e Sudeste visou evitar a propagação da ocorrência. Assim que identificada a situação, o ONS iniciou uma ação conjunta com os agentes para restaurar a energia nas regiões afetadas. As causas da ocorrência estão sendo investigadas.”

Ministério de Minas e Energia: “O Ministério de Minas e Energia (MME) atualiza sobre a situação do atendimento elétrico no Brasil e confirma a retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As capitais do Nordeste também já tiveram o fornecimento de energia normalizado. Neste momento, as equipes estão trabalhando para restabelecer as cargas nas regiões Norte e em outras localidades do Nordeste. Até as 12h30, 41% da carga da região Norte e 85% da região Nordeste já foram restabelecidos.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *