OAB Niquelândia planeja construção de nova sede já para 2024

SOCIEDADE

Dr. Geraldo Júnior, presidente da subseção comemorou a doação do terreno e revela planos para execução da obra

Dra Gabriela Soares e Dr Geraldo Júnior, ao lado do vereador e advogado Deyvi Charlle, um dos vereadores que encampou a aprovação do PL 006/2023 na Câmara Municipal (imagem: Khryst Serpa)

Aconteceu nesta última sexta, 1 de dezembro, a Confraternização de Fim de Ano da Ordem dos Advogados do Brasil da Subseção de Niquelândia, no Espaço Village.

Com shows de Marcos Pontes e Miguelzinho dos Teclados, a celebração reuniu advogados de Niquelândia, Uruaçu e Colinas do Sul, além de apoiadores e autoridades políticas locais, que, juntos, elogiaram a atual gestão do Dr. Geraldo Antônio Júnior frente à Subseção de Niquelândia e sua jornada pela retomada da união dos advogados na cidade.

Nova sede

Em maio deste ano, a Câmara de Vereadores e a Comissão de Constituição e Justiça da casa de leis, aprovaram o Projeto de Lei 006/2023, do Poder Executivo, que garantiu a doação de um terreno, de quase cinco mil metros quadrados, pertencente ao Município, para a Ordem dos Advogados. A doação foi comemorada por todos os representantes da classe.

À TV Tupiraçaba, o Dr. Geraldo Antonio Soares Filho, Dr. Geraldo Júnior como é conhecido, manifestou sua satisfação com a cessão do imóvel, localizado em frente ao Fórum de Niquelândia.

De acordo o presidente da OAB Niquelândia, os planos são de que as obras se iniciem e sejam também concluídas, já no ano de 2024.

Durante sua gestão, Dr Geraldo Júnior vem buscando mecanismos para remodelar a Subseção, desde a criação de dezenas de Comissões Especiais de Direito, como também com a revitalização dos espaços e equipamentos.

Com a chegada dos novos computadores, o anseio por um novo ambiente de trabalho para o melhor desempenho dos advogados niquelandenses, cresce ainda mais. 

“Para nós, foi uma satisfação muito grande ter esse amparo da Câmara Municipal e da Prefeitura. Nós tivemos uma votação unânime, os treze vereadores apoiaram a OAB, doando esse terreno, para que nós pudéssemos construir esse grande sonho que é a sede da OAB, a sede da Democracia”. 

Em Goiás, das 57 subseções da OAB, 47 já possuem sede própria. Dr. Geraldo Júnior espera poder contar com o apoio da Seccional de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil, para que o projeto ganhe fluidez. 

O ex-prefeito Ronan Rosa Batista e a ex-primeira-dama e advogada Gracilene Batista também prestigiaram o evento (imagem: Higor Vinícius)

Classe mais unida

Ao contar os desafios enfrentados desde a fundação da Subseção da OAB em Niquelândia, em 1994,  o Dr. Carlos Godoy relembrou de diversos motivos pelos quais os advogados niquelandenses haviam se afastado, num passado recente.

Entre os motivos, Godoy pontua que os juristas se afastaram ao longo dos anos, por vaidade e até mesmo por levarem para a vida privada os enfrentamentos nos tribunais. “Nós não advogamos um contra o outro, nós advogamos o direito de nossos clientes”, salienta. 

Já o Dr. Nilson Spíndola, vê a modernização processual como o principal fator para o distanciamento entre os advogados. “Depois dessa mudança do processo físico para o processo eletrônico, acabou afastando muito os advogados, uns dos outros. Tempos atrás, a gente se encontrava no Fórum, batia um papo. Agora é tudo virtual”, lamenta.

Para Spíndola as confraternizações são um momento único de união e fortalecimento da classe. 

“A advocacia, depois da eleição do doutor Geraldo Júnior, pegou outro ritmo. Voltou a fazer atividades sociais, valorizar a classe dos advogados, e está promovendo a união da classe”, pontua Godoy 

Outras atividades

Além dos aclamados eventos de confraternização, e da reestruturação física da Subseção, Dr. Geraldo Júnior também pensa no desenvolvimento profissional e intelectual dos advogados inscritos na Ordem.

Desde que assumiu a presidência da OAB Niquelândia, criou mais de 40 Comissões Especiais de Direito, tais como o Direito Dativo e Direito Eleitoral, além da Escola Superior de Advocacia

Até o fim de seu mandato, o presidente municipal da Ordem pretende alcançar a marca de 90 comissões, conforme anunciado em seu discurso de agradecimento, durante a Confraternização de Fim de Ano da OAB.

“Nós firmamos um acordo, de trazer uma comissão efetiva, que trouxesse benefícios que agregassem à advocacia de Niquelândia, de modo que as demandas da nossa cidade pudessem ser respeitadas e tratadas pela própria advocacia. Hoje, nossa subseção conta com profissionais competentes para atender as demandas da nossa sociedade”, comemora o Dr. Lunary Cândido, presidente da Comissão de Direito Político e Eleitoral da OAB Niquelândia.

A Dra. Gabriela Regino Vieira Soares é coordenadora da Escola Superior de Advocacia (ESA-OAB) em Niquelândia e também a organizadora da Confraternização de Fim de Ano. À TV Tupiraçaba ela diz que o intuito das ações promovidas pela gestão de Geraldo Júnior são justamente para “estreitar os laços entre os colegas”.

“É assim que temos conduzido a nossa gestão: aproximando e trazendo qualificação para a advocacia, através da Escola Superior da Advocacia. Nosso objetivo é oferecer melhor qualidade de vida e melhor qualificação profissional aos advogados, pois assim poderemos oferecer um melhor serviço para a sociedade”, explica a advogada. 

Da esquerda para a direita: Dra Gabriela Soares, Dr Geraldo Júnior, Dr Carlos Godoy, Dr Paulo Paiva (Uruaçu), Dr Nilson Spíndola e Dr Rodrigo Magalhães (Uruaçu) (imagem: Khryst Serpa)

Outras subseções 

Além das dezenas de advogados niquelândenses, que abrilhantaram a noite do dia 1º, a confraternização também contou com a presença de representantes de outros municípios, como o Dr. Willian Novais, delegado da OAB de Colinas do Sul, e a direção da OAB de Uruaçu.

Novais esteve no evento não apenas para prestigiar o trabalho dos colegas, mas também para prestar contas de uma promessa de campanha: a construção de uma sala da OAB em Colinas do Sul, município com menos de cinco mil habitantes, mas que concentra a atuação de advogados de diversas subseções municipais e seccionais estaduais, por fazer parte da região da Chapada dos Veadeiros. 

“Juntamente com o nosso vice-presidente da OAB Seccional de Goiás, Dr Thales Jayme, o conselheiro seccional Dr Auro Jayme, e o presidente da CASAG, Dr Jacó Coelho, conseguimos implantar, pela primeira vez na história de Colinas do Sul,  uma sala da OAB naquele município”, celebra. 

Além de Colinas do Sul, a OAB Uruaçu também esteve no evento, trazendo boas novas para a advocacia do Norte Goiano: a conclusão do CEL da OAB

Dr Rodrigo Magalhães, presidente da Subseção Uruaçu e seu secretário, Dr Paulo Paiva comemoraram a entrega do Clube de Cultura, Esporte e Lazer, que vem para atender todas as delegacias e subseções do Norte goiano.

A obra, que custou aproximadamente 3 milhões de reais, contou com o envolvimento de toda a classe, mas também com o apoio do empresariado local e da sociedade em geral, e a mobilização serve de modelo para a construção da sede da OAB Niquelândia

“Fizemos rifas, almoços, jantares. Teve advogado doando telha, doando tijolo. Houve um envolvimento muito grande da classe advocatícia de Uruaçu, mas sem prejuízo, também, do apoio do empresariado, apoio público. Nós tivemos a doação de um terreno de 11 mil metros quadrados, da Prefeitura, para a construção deste clube”, explica Magalhães.

O presidente da OAB Uruaçu ainda garantiu o compromisso e articulação de subseções como Porangatu, Goianésia e Uruaçu, em prol da construção da nova sede em Niquelândia.

Dr Paulo Paiva, secretário geral da Subseção Uruaçu e ex-conselheiro da Seccional de Goiás salientou a importância de haver a presença de representantes do Norte na Seccional de Goiás, especialmente para a execução de projetos como este.

“Atualmente, nós não contamos com nenhum representante do Norte goiano na Seccional. Por isso, deixo o meu apelo, para que na próxima gestão, tenhamos um conselheiro do Norte, junto ao Conselho Seccional, para que possa representar os anseios da advocacia do Norte do Estado de Goiás”.


Confira os melhores momentos da Confraternização de Fim de Ano da OAB Niquelândia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *