“Vai mandar o Prefeito descer?”

POLICIAL

Prefeito de Niquelândia discute policiais e ato reacende debate sobre abuso de autoridade

(foto: reprodução/Facebook)

Na tarde do dia 9 de dezembro, sábado, o Prefeito Fernando Carneiro da Silva e seu motorista particular, discutiram com uma equipe da Polícia Militar em Niquelândia, após serem abordados durante uma paralisação estática na Avenida Brasil, no Jardim Primavera.

Segundo o boletim de ocorrência, quando foram abordados, tanto Fernando Carneiro, quanto seu motorista, decidiram ignorar as ordens policiais. Em dado momento, a equipe solicita que ambos os ocupantes saiam do veículo, ao que apenas o condutor obedece.

A partir daí, o que se segue é uma sequência de intimidações ao trabalho dos agentes. Quando os policiais reforçam que a ordem é para que ambos os ocupantes deixem o interior do veículo, o condutor exclama: “Ele é o prefeito da cidade. Vai mandar o prefeito descer? Ele é o prefeito da cidade de Niquelândia”.

Neste ponto, o passageiro, posteriormente reconhecido como sendo, de fato, o Prefeito de Niquelândia, Fernando Carneiro, fala aos policiais que os havia fotografado, e que estava encaminhando as imagens ao Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado. 

“Tirei foto sua e vou mandar para o Governador e isso não vai ficar assim não. Essas abordagens estão todas erradas. Chegou ao meu conhecimento essas situações dessas abordagens de ficar apreendendo os veículos”, ameaçou Fernando Carneiro. 

Quando os agentes de segurança pública tentaram explicar ao senhor prefeito os motivos e os procedimentos de tais abordagens estáticas, que vêm sendo realizadas no município, Carneiro não quis ouvi-los e abandonou o local.  

NOTA DE ESCLARECIMENTO

1º As Abordagens Estáticas (conhecidas popularmente como blitz), previstas no Procedimento Operacional Padrão, visam o serviço ostensivo, prevenção a crimes e irregularidades administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro, ou seja: SÃO FEITAS COM AMPARO LEGAL!

2º No fim de semana registramos mais de 50 veículos e mais de 80 pessoas abordadas na cidade de Niquelândia, entre elas o Prefeito Municipal. Nestas abordagens não houve prática criminosa por nenhum abordado.

3º Não houve nenhum registro com a tipificação de crime de Desacato ou Ameaça registrados pela PM no dia 09 de dezembro em Niquelândia nos pontos de abordagem estática, conforme dados na aba “consultas” no Registro de Atendimento Integrado.

4º Não partiu da 3ª Companhia Destacada de Polícia Militar em Niquelândia qualquer informação envolvendo nomes de pessoas abordadas, até porque as abordagens são atividades rotineiras e não houve nenhum cometimento de crime durante tais abordagens.

(Nota encaminhada pela Polícia Militar de Niquelândia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *