Imagens impressionantes de uma cheia histórica no Rio Maranhão, em Niquelândia, Goiás, têm circulado nas últimas horas, revelando os efeitos das intensas chuvas que atingiram a região nas últimas semanas. O vídeo registra a dramática elevação do nível da água do rio, que vem subindo rapidamente devido ao volume de chuvas.
O Rio Maranhão, que começa sua trajetória, encontra-se com vários outros rios ao longo de seu percurso em Niquelândia. O primeiro a ser encontrado é o Rio dos Patos, seguido pelo Rio Richo Fundo, e, mais adiante, o Rio Ribeirão das Pedras. A água continua a sua jornada até se unir ao Rio Ribeirão da Laguna e, em seguida, ao Ribeirão Ponte Água, chegando finalmente ao Lago Serra da Mesa, um dos maiores lagos artificiais do Brasil, criado pela Usina Hidrelétrica Serra da Mesa.
Localizado no norte do estado de Goiás, o Lago Serra da Mesa é o maior em volume de água no Brasil, com capacidade para armazenar 54,4 bilhões de metros cúbicos. Com uma área alagada de 1.784 km² e situado a 460 metros acima do nível do mar, o lago desempenha papel fundamental na geração de energia elétrica e na economia local.
Este aumento significativo no nível dos rios tem gerado preocupações, principalmente nas comunidades que vivem ao longo de seu curso, que podem ser afetadas pela cheia. As imagens registradas são um alerta sobre a força da natureza e a importância de se monitorar a evolução dessa situação, principalmente para o planejamento e prevenção de possíveis impactos ambientais e sociais.
A cheia do Rio Maranhão é mais um reflexo das mudanças climáticas que vêm afetando diversas regiões do Brasil. A expectativa agora é que as autoridades acompanhem de perto a situação, garantindo a segurança da população e a preservação do meio ambiente na região.
TV TUPIRAÇABA, informando para você.